top of page
  • A psicologia é apenas para pessoas com problemas de saúde mental?
    É claro que um processo de psicologia pode beneficiar pessoas que lidam com problemas de Saúde Mental. No entanto, não precisamos de ter um diagnóstico ou um “problema” para beneficiar de um processo terapêutico. Há múltiplas razões para se iniciar um processo de psicologia. Podemos fazê-lo porque gostaríamos que alguma coisa fosse diferente ou mudasse, mas não o estamos a conseguir fazer sozinhos/as. Podemos fazê-lo para nos ajudar a lidar com dificuldades ou problemas. Podemos fazê-lo apenas por curiosidade e para aumentar o nosso autoconhecimento. Podemos fazê-lo para descobrir e criar um maior propósito para as nossas vidas. (OPP, 2023)
  • Quais são os sinais a que devemos estar atentos/as e que indicam que poderíamos beneficiar de um processo terapêutico?
    Não precisamos de esperar por situações de crise ou por estarmos desesperados/as para pedir ajuda, pelo contrário, quanto mais cedo procurarmos ajuda, mais eficaz será a solução para as nossas preocupações, dificuldades e problemas. Alguns sinais de alerta são: Ansiedade, preocupação e medo intensos e persistentes. Falta de prazer nas atividades de lazer habituais. Alterações nos padrões de sono ou alimentação. Baixa autoestim. Ficar facilmente irritado/a e zangado/a. Agressividade contra si próprio/a ou contra outros/ as (por exemplo, auto mutilar-se, envolver-se em lutas ou ter ideação suicida). Sentimentos de tristeza duradouros. Sentimentos de sobrecarga, desespero e falta de esperança. Evitar familiares e amigos e isolar-se. Dificuldades de concentração na escola, no trabalho, nas tarefas do dia-a-dia; Falta de motivação. Consumo excessivo de álcool e drogas.
  • Como é a primeira consulta?
    A primeira sessão costuma ser um pouco diferente das sessões seguintes. É um momento para Psicologo e cliente se conhecerem e perceberem como é que a relação e o processo podem funcionar. A psicóloga vai ouvi-la/o, sem o criticar ou julgar. Pode falar, com total honestidade, sobre como se sente, sem se preocupar se vai magoar os sentimentos de alguém, estragar uma relação ou ser penalizado/a de alguma forma. Pode dizer tudo o que quiser ou precisar. O que disser será confidencial e ficará apenas entre si e a psicóloga. É importante lembrar que, na maior parte dos casos, é necessário mais do que uma sessão. Não espere respostas imediatas para as suas questões, problemas ou dificuldades – ainda que, em algumas situações possa, rapidamente, começar a sentir alterações na forma como pensa e se sente relativamente às questões que a/o levaram a marcar a sessão. (OPP, 2023)
  • Como faço para agendar uma consulta?
    Agendar uma consulta é fácil e conveniente. Você pode reservar diretamente no meu site clicando no seguinte link. Além disso, se preferir, também pode entrar em contato comigo por telefone ou enviar um e-mail diretamente. Estou à disposição para ajudá-lo a encontrar um horário que seja conveniente para você.
  • Todos os psicólogos seguem a mesma abordagem?
    Não, os psicólogos não seguem todos a mesma abordagem. A psicologia é uma ciência ampla que inclui diversas abordagens terapêuticas e teorias para abordar questões de saúde mental e emocional. Cada psicólogo deve utilizar a abordagem que considera mais apropriada com base nas necessidades do cliente e na natureza dos desafios enfrentados e na sua formação. No meu trabalho como psicóloga, a minha abordagem predominante é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC é uma abordagem baseada em evidências científicas que se concentra na identificação e modificação de padrões de pensamento e comportamento disfuncionais. Ela é eficaz no tratamento de uma ampla variedade de problemáticas. Na TCC, trabalhamos juntos para identificar pensamentos negativos e crenças prejudiciais que possam estar a contribuir para o seu desconforto emocional e comportamentos indesejados. Em seguida, desenvolvemos estratégias práticas para desafiar e modificar esses padrões, promovendo uma mudança positiva e duradoura. Esta abordagem é conhecida por sua eficácia e é amplamente utilizada na terapia psicológica. No entanto, é importante ressaltar que a minha prática terapêutica é adaptada às necessidades individuais de cada cliente, e, quando apropriado, posso incorporar elementos de outras abordagens terapêuticas para fornecer o melhor suporte possível.
bottom of page